10º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro será disputado no dia 26 de maio
Por Equipe Canoa Brasil
Atenção, remadores e atletas de corridas de aventura: o 10º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas está confirmado para o dia 26 de maio. A mais longa prova de canoagem oceânica da América Latina terá 76 km, reunindo as dez melhores equipes, que remarão pela Ilha de Santo Amaro, onde fica o município de Guarujá (SP), passando por trechos de mar, de rio (Canal de Bertioga) e pelo Porto de Santos.
“Com certeza é o maior desafio do Brasil com canoas havaianas. Até mesmo por envolver muito preparo físico, estratégia de percurso, revezamento de atletas com a canoa em movimento e, claro, um bom trabalho de equipe e muito sincronismo nas remadas”, afirma Fábio Paiva, organizador do evento. “Temos hoje, 38 núcleos da modalidade em oito estados, incluindo Brasília e também já tivemos remada na Pororoca”, ressalta.
PROJETO SOLIDÁRIO – Como em todas as edições, a prova terá o projeto solidário, desta vez, voltado à campanha do agasalho, com arrecadação de roupas para doação ao Fundo Social de Solidariedade de Santos. Cada atleta deverá levar um agasalho para trocar pela camiseta do evento. Neste ano, o projeto terá uma premiação simbólica à equipe que doar mais agasalhos, recebendo um exemplar do livro 10 anos de Canoa Havaiana no Brasil.
No ano passado, o favoritismo prevaleceu. Contando com alguns dos principais remadores do País, a YCP Vaa Team garantiu o título da 9ª edição da prova. A equipe completou o trajeto em 6h03min22s, quebrando a hegemonia dos pentacampeões da TriboQPira, de Santos, que ficaram em segundo lugar, com 6h25min40s. A superioridade da equipe paulistana foi tamanha que um segundo time, o YCP Vaa Team e Convidados, assegurou o terceiro lugar, apenas dois minutos e 10 segundos atrás da TriboQPira (6h27min50s).