Conheça as regras do Hipismo

25-07-2012 17:56

GENERALIDADES
1. Uma Prova de Salto de Obstáculos é uma prova na qual o conjunto cavalo e concorrente é testado, sob várias condições sobre uma pista de obstáculos. É um teste destinado a demonstrar a franqueza do cavalo, sua potência, sua habilidade e seu respeito pelo obstáculo e sua obediência no salto, bem como a qualidade da equitação do concorrente.
2. Se um concorrente cometer certas faltas, tais como derrubar um obstáculo, refugar, ultrapassar o tempo limite, etc. ele incorre em penalidades. O vencedor da competição é o concorrente que incorrer no menor total de penalidades, terminar o percurso no tempo menor ou alcançar o maior número de pontos, conforme o tipo de competição.

ACESSO À PISTA  E OBSTÁCULO DE ENSAIO
1. Os concorrentes à pé só podem ser admitidos uma vez na pista antes de cada competição e isto inclui as competições com desempate (s). A proibição da entrada na pista deve ser anunciada com um aviso de " Pista Interditada " colocado na entrada ou em forma bem visível no meio da pista. A autorização para entrar na pista será dada pelo Júri de Campo por meio de um toque do sino e pela colocação de um novo cartaz " Pista Liberada " . O aviso deve, também ser confirmado pelo auto falante.
Contudo, em competições em duas etapas, com percursos distintos, os concorrentes podem reconhecer o percurso antes da segunda etapa.
2. Salvo autorização dado pelo Júri, é proibido, sob pena de desqualificação, que os concorrentes entrem na pista a pé, depois do início da competição.

PERCURSO E SUA EXTENSÃO
O percurso é o caminho que o concorrente deve seguir durante a competição desde as bandeirolas de partida até as bandeirolas de chegada. A extensão deve ser medida, com precisão de alguns metros, levando em consideração, particularmente nas mudanças de direção, a linha provável a ser seguida pelo cavalo. Esta linha provável deve passar pelo meio do obstáculo.
Se as condições do piso se tornarem más, o Júri de Campo pode modificar a velocidade antes da partida do primeiro concorrente da competição.
A extensão total do percurso em metros nunca pode exceder o número de obstáculos da prova multiplicado por 60.
A linha de partida não pode estar a mais 25m ou menos de 6m do primeiro obstáculo.
A linha de chegada não pode estar a menos de 15m ou mais de 25m do último obstáculo. Nas pistas "Indoor" , a linha de chegada não pode estar a menos de 10m do último obstáculo. Estas duas linhas devem estar balizadas com uma bandeirola totalmente vermelha no lado direito e outra totalmente branca no esquerdo.
É recomendável colocar, ao lado das bandeirolas demarcadoras de linhas de partida e de chegada, painéis com as letras P = partida e C = chegada.

BANDEIROLAS
Bandeirolas completamente vermelhas e bandeirolas completamente brancas devem ser usadas para indicar todos os detalhes do percurso. As bandeirolas vermelhas devem estar sempre à direita do concorrente e as brancas à sua esquerda.

TEMPO DO PERCURSO:
O tempo de um percurso é o tempo gasto por um concorrente para completar o percurso. Começa no momento exato em que o concorrente montado cruza a linha de partida, desde que o sinal de partida tenha soado, até o momento em que o concorrente montado cruza a linha de chegada. Ambas estas linhas devem ser cruzadas no sentido indicado no plano do percurso.

ÁREAS DE TREINAMENTO E DE AQUECIMENTO E OBSTÁCULOS DE TREINAMENTO:
A Comissão Organizadora deve providenciar pelo menos, uma área de treinamento e de aquecimento suficientemente ampla para permitir boas condições de treinamento. Deve haver um mínimo de um obstáculo vertical e um obstáculo em largura. O terreno deve estar em boas condições. Quando houver muitos concorrentes e espaço suficiente, outros obstáculos devem ser providenciados, todos os obstáculos devem ser montados da forma usual e providos de bandeirolas vermelhas e bandeirolas brancas.
 

APLICAM-SE PENALIDADES DURANTE UM PERCURSO POR :
1. Derrube de um obstáculo e um pé na água ou na ripa que delimita o " rio " ;
2. Uma desobediência;
3. Um erro de percurso;
4. Uma queda de um cavalo e/ou um concorrente;
5. Ajuda proibida;
6. Ultrapassagem do tempo concedido ou do tempo limite.
7. Se um concorrente saltar corretamente um obstáculo que tenha sido recomposto incorretamente, não incorre em qualquer penalidade, porém se o derrubar será penalizado de acordo com a tabela  para a competição.

DERRUBE:
1. Um obstáculo é considerado como derrubado quando, por erro do cavalo ou do concorrente :
1.1. Quando sua totalidade ou uma parte qualquer cair, mesmo que a parte em queda seja interrompida em sua queda por qualquer elemento do obstáculo ;
1.2. Pelo menos uma de suas extremidades não permaneça em qualquer parte de seu suporte ;
2. Batidas e deslocamentos de qualquer parte de um obstáculo ou suas bandeirolas, em qualquer direção, durante o salto, não consta como derrube. Em caso de dúvida, o Júri de Campo deve decidir a favor do concorrente. O derrube ou deslocamento de um obstáculo e/ou uma bandeirola como consequência de uma desobediência é penalizado apenas como refugo.
No caso de deslocamento de qualquer parte do obstáculo ou de suas bandeirolas, como consequência de uma desobediência, o sino será acionado e o relógio parado enquanto o deslocamento é corrigido ou a (s) bandeirola (s) recolocada (s) em sua posição. Isto não consta como derrube e é apenas penalizado com a desobediência e pelo tempo.
3. Se qualquer obstáculo de um percurso, que tiver sido tocado pelo cavalo ou pelo concorrente durante o salto, chegar ao solo depois do cruzamento da linha de chegada pelo concorrente, nenhuma falta lhe será computada. Porém, se este obstáculo ( simples ou uma combinação ) for o último do percurso e começar a cair antes do concorrente cruzar a linha de chegada, conta-se como falta, mesmo que o obstáculo chegue ao chão depois da linha de chegada ter sido cruzada. Entretanto, não se conta como falta quando o obstáculo calgar o chão depois do concorrente ter saído da pista.
 

DESOBEDIÊNCIA:
1. São considerados como desobediência e como tal penalizados:
1.1. O erro do percurso retificado;
1.2. O refugo;
1.3. O desvio;
1.4. A defesa;
1.5. A volta mais ou menos regular ou o grupo de voltas, em qualquer lugar da pista em que sejam  feitas e por qualquer motivo que seja ( exceto os citados em 2.1. abaixo ).
2. Não são considerado como desobediência :
2.1. Círculo em torno do obstáculo, que acaba de ser saltado, antes de saltar o obstáculo seguinte, a menos que uma linha contínua indicando o caminho a seguir esteja marcada no plano de percurso ;
2.2. Fazer voltas durante um tempo máximo de 60 segundos antes de se colocar em posição de saltar depois de um refugo ou desvio sem derrubar um obstáculo ou uma bandeirola ;
2.3. Chegar de viez, a um obstáculo à linha de chegada ou a uma passagem obrigatória ou ziguezagueando ou volvendo bruscamente para transpô-lo sem o ultrapassar.
 

QUEDAS:
1. Considera-se que o cavaleiro caiu quando, voluntária ou voluntáriamente, há separação de corpos entre ele e seu cavalo, que não caiu, de tal forma que toque o chão ou seja necessário, para se repor a cavalo, usar alguma forma de apoio ou ajuda externa.
Se não ficar claro que o cavaleiro usou alguma forma de apoio ou ajuda externa para impedir sua queda, será dado ao cavaleiro o benefício da dúvida.
2. Considera-se que um cavalo caiu quando a espádua e a anca tocaram o chão ou o obstáculo e o chão.
3. Uma queda elimina cavalo e cavaleiro exceto na Prova das Nações, Final da Copa do Mundo, Competição por Equipe e Individual, em Campeonatos e Jogos, caso em que duas quedas provocam a eliminação.
O cavaleiro pode saltar um obstáculo que já tenha saltado, ou tentar saltar, antes de sair da pista.
4. A queda de um cavalo ou cavaleiro, ou de ambos, é penalizada onde quer que ocorra, depois de cruzar a linha de partida e antes de cruzar a linha de chegada, qualquer que seja o motivo. Depois de uma queda, o cavaleiro deve saltar o obstáculo seguinte antes de se passarem 60 segundos, sob pena de eliminação.
5. Caso um cavalo em liberdade, saia da pista antes do fim do percurso, até mesmo antes da partida, será eliminado.
6. Uma segunda queda durante a etapa acarreta a eliminação.
7. Se o concorrente, depois da primeira queda, retirar-se da pista, considera-se que desistiu.