Regras básicas sobre Ginástica

25-07-2012 17:14

 

As disputas de ginástica podem acontecer em oito provas diferentes: salto sobre cavalo, cavalo com alças, argolas, barra fixa, barras paralelas, trave, barras assimétricas e solo. Em tese, a pontuação máxima é 10, mas a nota de dificuldade é praticamente inviável de ser atingida na prática, já que não é possível para o atleta fazer todos os movimentos predeterminados em apenas uma apresentação.

A nota “A” é dada por dois juízes. Já a nota “B” é concedida por seis juízes, que partem de notas 10 e vão descontando pontos a cada erro de execução dos movimentos. A maior e a melhor nota são descartadas. Em todos os aparelhos, a avaliação final é feita pela média de pontos de cada participante.

Conheça como funciona cada uma das provas:

Salto sobre cavalo: é disputado por homens e mulheres. Nele, os atletas correm por uma pista, pulam em um trampolim, apóiam-se no cavalo (aparelho da ginástica) e fazem movimentos no ar antes de tocarem o chão no outro lado do equipamento. O atleta deve avisar qual salto irá realizar antes de executá-lo, para que seja estabelecido o valor de partida da nota “A”.

Cavalo com alças: somente disputada por homens. Nela, os ginastas devem tocar apenas nas alças do equipamento (que precisam ser paralelas e estar fixadas verticalmente na superfície do aparelho) com as mãos, sem tocar no cavalo, fazendo movimentos circulares com o corpo.

Argolas: também disputada apenas entre os homens. É considerada a prova masculina mais difícil, pois o atleta é obrigado a ficar pelo menos dois segundos em posição vertical ou horizontal ao solo, e as argolas não podem se mexer durante a apresentação. Como elas ficam ao alcance das mãos dos ginastas, não há nenhum tipo de equipamento que os auxilie a iniciar o exercício.

Barra fixa: mais uma prova disputada somente na categoria masculina. Nela, o ginasta tem de se movimentar segurando uma barra fixa, não podendo ficar parado durante a apresentação, sob o risco de ser penalizado com a perda de pontos.

Barras paralelas: disputada somente por homens. Nela, o ginasta deve se apoiar em duas barras paralelas, mas só pode realizar movimentos com uma das mãos tocando as barras.

Trave: disputada somente por mulheres. É considerada a prova feminina mais complicada. Nela, as ginastas ficam em pé e têm de andar sobre uma barra mais larga, devendo executar movimentos sem cair da mesma.

Barras assimétricas: duas barras são posicionadas de forma paralela, e a ginasta deve se movimentar entre elas. Elas iniciam a execução das acrobacias com um salto no trampolim e terminam com um salto no colchão. Toda a performance é avaliada.

Solo: disputada por homens e mulheres. Os homens realizam movimentos sem acompanhamento musical em um intervalo de tempo que varia entre 50 e 70 segundos. Já a apresentação feminina, cuja duração vai de 70 a 90 segundos, acontece com uma música de fundo
(explicações mais detalhadas sobre os tipos de salto executados em cada prova da ginástica artística podem ser encontradas no item Táticas).

A forma de pontuação da ginástica é complicada. As apresentações recebem sempre dois tipos de nota. A nota “A” se refere à dificuldade dos movimentos exercidos pelos atletas, enquanto a “B” avalia a execução das acrobacias.