Regras para a prática do Handebol
O handebol é uma modalidade esportiva que vem se tornando muito popular no Brasil, a equipe brasileira que disputa os torneios mundiais e continentais tem melhorado a cada ano, e isso se reflete na população, cada vez mais pessoas se interessam e querem aprender mais sobre esse esporte que já tem mais de 7 milhões de adeptos pelo mundo.
Separamos aqui algumas regras básicas do handebol, porém de suma importância para o jogo, vamos a elas:
O jogo é realizado por duas equipes, cada equipe conta com 7 jogadores, sendo um goleiro e seis jogadores na linha com objetivo de marcar gol na baliza adversária.
A duração de uma partida é de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate o jogo é levado a prorrogação, com dois tempos de 5 minutos.
Os jogadores podem caminhar ou correr com a bola, mas tem que bate-la no chão, como no basquete. O número de passos máximos sem bater a bola no chão é de 3.
O time que está com a bola deve ir ao ataque, não podendo ficar com a bola na sua defesa para passar o tempo.
Empurrões, puxões, segurar o adversário, bater e pular no adversário são consideradas faltas, caso uma dessas ações aconteça quando o adversário tem a chance de marcar um gol, o juiz marcará um tiro de 7 metros, que é como o pênalti no futebol.
Um jogador pode ser punido de 3 maneiras, advertência exclusão e desclassificação. Na primeira o jogador recebe um aviso (como o cartão amarelo no futebol), na segunda o jogador deverá permanecer fora da quadra por 2 minutos, e a terceira como o nome diz desclassifica o jogador e este não poderá retornar mais ao jogo (como o cartão vermelho no futebol).