Ribeira é palco da 1ª etapa do Campeonato Estadual de Remo
Por Filipe Brandão
Com 71 anos de idade, sendo 57 deles dedicados ao remo, Joel Alves Ribeiro é um exemplo de amor ao esporte. O atleta da categoria Master do Vitória coleciona triunfos. As vitórias do experiente remador rubro-negro servem de inspiração para a nova geração de atletas baianos. Prova disso é a popularidade do esporte em Salvador. A primeira das cinco etapas de 2012 do Campeonato Estadual de Remo, realizada no último dia 18, atraiu um grande público à Enseada dos Tainheiros, no bairro da Ribeira.
Quatro clubes participaram da competição: Vitória, São Salvador, Itapagipe e Santa Cruz. A primeira etapa foi marcada por 10 provas, com um percurso de dois quilômetros de extensão, saindo de São João do Cabrito e chegando à Ribeira. Segundo o vice-presidente da Confederação Brasileira de Remo, José Carvalho Filho, “a competição chama a atenção pela bela atuação dos atletas baianos. Muitos destes podem despontar, quem sabe, nas Olímpiadas”, afirma.
Este ano a rivalidade está em alta. Três vezes campeã brasileira, Marilene Barbosa, remadora do Clube de Regatas São Salvador, pretende desbancar a supremacia do Vitória, grande campeão dos últimos dez anos. “Ele têm uma grande equipe, mas acredito no meu potencial e vou lutar pra terminar na frente”, afirma Marilene. Quem saíu ganhando foi o público, que pôde curtir o domingo de sol apreciando o esporte amador. O comerciante Tiago trouxe a filha Marcela, de 7 anos. A garota adorou: "a gente mora aqui pertinho e ela está acostumada e a ver o remo desde novinha. O esporte amador tem que ser mais valorizado. Bem legal a competição", disse.